Atualidades_

Telefónica Ingeniería de Seguridad alcança reconhecimento do PMI

DirecciónDeProyectos, ProjectManagementInstitute, RegisteredEducationProvider | Notícia | September 26, 2017

Telefónica Ingeniería de Seguridad (TIS) alcançou o reconhecimento R.E.P. do Project Management Institute (PMI), a instituição líder a nível mundial em Gerenciamento de projetos.

Após um rigoroso processo de verificação e garantia de qualidade, o PMI reconhece que a TIS está fornecendo treinamento em Project Management, com qualidade e eficiência nos mais altos padrões globais, comprovando sua posição em um grupo seleto de fornecedores de treinamento oficialmente registrado como R.E.P. (Registered Education Provider), como atualmente são as empresas do Setor Público e do Setor Privado como NASA, HP, IBM, Intel, Telstra, Universidade de Stanford, Deloitte e outras. Não há nenhuma outra empresa em nosso setor com esta distinção.

Qual é o impacto do reconhecimento R.E.P. para a Telefónica?

A Telefónica é uma empresa em contínuo processo de crescimento e seu desenvolvimento está diretamente relacionado ao investimento em infraestruturas, serviços e tecnologias, pois o reconhecimento REP confirma que temos tudo de que você precisa para desenvolver recursos de implementação, eficácia e qualidade. Ser um fornecedor R.E.P. qualificado com os mais altos padrões de qualidade é a base para a formação interna de recursos de implementação e garante lucros sobre os investimentos que são feitos para o crescimento das plataformas e serviços. A aplicação de Boas Práticas garante a rentabilidade dos investimentos.

Por que é importante ser uma empresa R.E.P. do PMI?

Para cumprir a meta de implementar este tipo de projeto de alto valor e complexidade, são necessárias iniciativas estratégicas que promovam o aumento das capacidades de gerenciamento, consultoria e integração no mais alto nível do mercado. Nesta linha, o reconhecimento de REP do PMI atribui à TIS a autoridade de treinar seus funcionários e clientes, com o nível máximo e o reconhecimento em melhores práticas internacionais, que é o mesmo desenvolvido pelas melhores universidades de maior prestígio acadêmico no mundo e pelas unidades de desenvolvimento de grandes empresas líderes em seus respectivos setores. Esta é uma conquista que nos aproxima de nossa estratégia.

Nos últimos 10 anos, o PMI conseguiu posicionar-se como a principal instituição a nível mundial em Gerenciamento de Projetos, alcançando presença em 207 países e criando valor para mais de 3 milhões de profissionais nesta área. Além disso, recentes estudos mostram uma estimativa de que as empresas terão de cobrir quase 88 milhões de cargos em gerenciamento de projetos para 2027.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo AEG (Andersen Economic Group), em 11 países, incluindo EUA, China e Índia, entre outros, a escassez de talentos pode gerar riscos avaliados na ordem de 208 bilhões de dólares no PIB dos países líderes em investimento de infraestrutura, entre os anos de 2017 a 2027.

A crise de 2008 mostrou que as deficiências no gerenciamento de projetos, levaram a graves perdas de lucratividade, satisfação dos clientes, custos elevados e baixo desempenho em implementação. Nesse cenário, a disciplina proposta pelo PMI no gerenciamento de projetos, trouxe uma alternativa comprovada, que foi reconhecida pelos mercados: “Uma boa disciplina de gerenciamento de projetos evitou que incorrêssemos em perdas em projetos que podem fracassar”, diz Ron Kasabian, CEO da Intel, Folsom, Califórnia.

O PMI, além de liderar os padrões de Gerenciamento de Projeto para aumentar a eficácia na gestão, oferece capacitação na carreira de gerenciamento de projeto com certificações como o PMP (Project Management Professional) que se tornou uma das certificações de maior valor no mercado e propõe metodologias para facilitar a maturidade em corporações na forma de gerenciar seus projetos a nível de governança, processos, recursos e padrões, com o objetivo de melhorar os resultados do negócio.

Em suma, o PMI tornou-se referência para as melhores práticas internacionais para desenvolver capacidades de consultoria e talentos na implementação, redução de custos, prevenção de riscos e garantia de sucesso de projetos e negócios. Não há nenhum processo de mudança e inovação, que não se realize através da implementação de projetos e isso requer desenvolver competências sólidas.

Neste ambiente, o PMI criou uma comunidade de empresas reconhecidas como REP a nível internacional, pela alta qualidade em seus processos de formação. Este reconhecimento permite às empresas REP, a implementação de atividades de treinamento alinhadas ao PMI para seus funcionários e clientes com o comprometimento de ajudar a certificar seus próprios profissionais. A TIS já faz parte deste prestigiado grupo desde julho deste ano.

Por que é importante para a TIS, ter alcançado o reconhecimento do PMI?

De acordo com a revista “Pulse of the Profession” do PMI, as empresas que investem no desenvolvimento de recursos e na implementação de boas práticas, alcançaram 20% a mais em eficiência em relação a empresas que não o fazem. As empresas que investem em práticas de gerenciamento de projetos comprovadas são 30 vezes mais eficientes, pois suas iniciativas estratégicas são concluídas com êxito.

A Economist Intelligence comentou em um relatório deste ano, que 80% dos executivos globais acredita que ter o gerenciamento de projetos como uma competência básica os ajudou a manterem-se competitivos durante as fases de recessão e uma pesquisa realizada pela McKinsey & Co., diz que quase 60% dos executivos sênior mencionaram que a construção de uma forte disciplina de gerenciamento de projeto é uma das três prioridades para suas empresas ao olharem para o futuro.

A TIS começou a fortalecer sua maturidade na implementação, aplicando as melhores práticas e está fazendo da mesma forma que as mais prestigiadas empresas na economia global.